0

ANÚNCIOS

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TV ESCOLA AO VIVO!

Apresentação


 TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. Sua programação exibe, nas 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros e produções próprias. 


Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino. 



Há inúmeras possibilidades de uso da TV Escola: desenvolvimento profissional de gestores e docentes (inclusive preparação para vestibular, cursos de progressão funcional e concurso público); dinamização das atividades de sala de aula; preparação de atividades extraclasse, recuperação e aceleração de estudos; utilização de vídeos para trabalhos de avaliação do aluno e de grupos de alunos; revitalização da biblioteca e aproximação escola-comunidade.
Alguns dos programas exibidos pela TV Escola estão disponíveis para download gratuito no Portal Domínio Público.

Programação



A programação da TV Escola inclui faixas para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, além dos programas Caminhos da Escola e Salto para o Futuro, de interprogramas, programas especiais, semanas temáticas e vinhetas.




O Fundamental tem uma hora diária dentro da programação, com uma reprise, e exibe séries e documentários voltados tanto para professores quanto para alunos. A partir de 2010, o programa conta com apresentação em estúdio onde dois apresentadores se revezam e um professor comenta e apresenta uma proposta de aula, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Cada dia da semana trata de uma área específica, sendo uma delas a área Escola/Educação que analisa assuntos diretamente relacionados à gestão e à prática pedagógica. Os programas têm cerca de 50 minutos no total, com produção em estúdio e comentários com cerca de 10 minutos. Além do programa, há também material de apoio para o professor: uma ficha com a proposta detalhada de cada programa, que está disponível no site da TV Escola e no Portal do Professor.  



Zero a Seis, destinado ao público e aos professores da Educação Infantil segue o mesmo padrão de programação – uma hora diária, que é reprisada uma vez por dia – e exibe animações que buscam contribuir para o desenvolvimento de habilidades e valores morais de crianças de zero a seis anos. Cada programa tem cerca de 50 minutos com produção em estúdio e cerca de 10 minutos complementares aos documentários e animações exibidos.

O programa está sendo reformulado e apresentará nova identidade visual e título. Sua estreia está prevista para outubro de 2010. 

Os programas dirigidos ao Ensino Médio são exibidos e reprisados diariamente. A faixa é dividida entre os programas Sala do Professor e Acervo, que têm como objetivo mostrar aos professores diversas maneiras de aproveitar os vídeos veiculados pela TV Escola. Para tanto, cada programa da série Sala do Professor tem a duração de até 28 minutos complementares aos documentários. Em estúdio, um professor apresentador recebe três especialistas de diferentes áreas do conhecimento e disciplinas. A partir de um vídeo selecionado, os especialistas sugerem atividades e mostram, na prática, como essas atividades propostas podem ser realizadas pelos professores em suas escolas. 

Na série Acervo, também em estúdio, o professor apresentador recebe um professor convidado que comenta e apresenta uma proposta de atividade sobre um vídeo selecionado. Os vídeos são mais longos, com cerca de 50 minutos, ao passo que a parte comentada é menor. Uma ficha com a proposta de atividade detalhada de cada programa é gerada como material de apoio para o professor. Este conteúdo está disponível no site da TV Escola e no Portal do Professor.


ASSISTA ABAIXO A TV ESCOLA (AO VIVO) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS RECENTES