0

ANÚNCIOS

domingo, 25 de dezembro de 2011

EDUCAR?

Educar é produzir um homem feliz e sábio. Educar é produzir um homem que ama o espectáculo da vida. Desse amor, emana a fonte da inteligência. Educar é produzir uma sinfonia em que rimam dois mundos: o das ideias e o das emoções.

Há dois tipos de educação: a que informa e a que forma. A educação que informa ensina o homem a conhecer o mundo em que habita; a educação que forma vai além, ensina-o também a conhecer o mundo que ele é.

O Mestre do amor
de Augusto Cury

terça-feira, 22 de novembro de 2011

COMO POSTAR LINKS NO BLOG


Para postar links de outros blogs ou sites você deve seguir os passos indicados nas imagens abaixo:

1º PASSO: crie uma postagem, durante a criação vc seleciona uma palavra, frase ou imegem que vc colocou na postagem. Veja na imagem abaixo:


2º PASSO: após selecionar a palavra, frase ou imagem, vc clica em Link na barra de ferramentas de sua postagem:


3º PASSO: após clicar em Link será aberto uma janela como mostrado na imagem abaixo, agora é só copiar o endereço da página ou site e colar em:


4º PASSO: pronto, agora é só clicar em ok e depois publicar a postagem e a palavra selecionada será um link para a página indicada no 4º passo deste tutorial. Se vc quiser usar uma imagem como link os passos são os mesmo, bastando clicar sobre a imagem que está na postagem e depois seguir os passos 2, 3 e 4.

OBS: vc pode usar palavras, frases ou imagens de sua postagens para fazer links de outras páginas da internet como também de outras imagens do google e de downloads.

Deixe seu comentário...

Um abraço a todo(as)!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

RELAXE!

"Algumas pessoas acreditam que a vida deveria ser perfeita e sem estresse.
Não sendo assim, tal expectativa só as expõe a mais estresse.
Considere a vida pelo que ela é.
Aceite seus altos e baixos com graça e humor." Tom McGrath

Disponibilizamos abaixo algumas mensagens do programa ¨Momento Espirita¨ para que você possa relaxar, refletir um pouco sobre sua vida e procurar ser uma pessoa cada vez melhor e feliz, nós todos somos filhos de Deus, as vezes ficamos estressados por tantos problemas, mas a felicidade está nas coisas mais simples que muitas vezes passam despercebidas.
Estas mensagens de amor e otimismo te ajudarão a viver melhor, pois nos faz perceber o quanto a vida é linda e cheia de alegrias...


Clique nos links abaixo para executar a mensagem.


1. Momento Espirita (várias mensagens)
2. Aproveitar a vida
3. O amor verdadeiro
4. Felicidade
5. A paz
6. A dor do abandono
7. Poder e vaidade
8. Reflexão
9. A flor da honestidade
10. De hoje em diante
11. Para o resto de nossas vidas
12. Na barca do coração
13. Só o bem prevalece
14. Filhos
15. Perfil de Jesus
16. Trem da vida
17. Meu pai 


Se gostou, deixe seu comentário!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia dos Professores

ANIME-SE

Quando estiveres triste e desânimado, achando que o mundo todo conspira contra você...  lance seu olhar para o infinito e mesmo que as nuvens ou as lágrimas não lhes permitam ver as estrelas, diga como quem tem certeza... 

...Sou herdeiro das estrelas.
Eu sou filho do senhor.
Cultivo sonhos de beleza na grandeza do amor.
Com as estrelas eu sinto e sonho.
E nelas vejo brilhar a viva esperança de um dia junto a elas poder estar.  
Ver coisas tão sublimes da patria espiritual.
Morada verdadeira do espirito irmotal.
Não importa o quanto espere.
Eu sei que não vou perdê-las.
Pois sou filho do Senhor e herdeiro das estrelas.

Momento Espirita

Coleção Educadores

Conheça mais sobre os principais educadores:

De acordo com Fernando Hadad, ministro da educação, a “Coleção Educadores”, organizada pelo MEC/UNESCO, surgiu da necessidade de pôr à disposição dos professores brasileiros obras de qualidade para mostrar o que pensaram e fizeram alguns dos principais expoentes da história educacional e do pensamento pedagógico nacional e internacional. Divulgar e democratizar conhecimentos na área são objetivos da iniciativa do MEC.

Acesse o site DOMINIO PÚBLICO e tenha acesso aos 61 livros do principais autores que contribuiram para o avanço da educação, cada obra conta a tragetória de vida de cada um deles e suas principais contribuições para o desenvolvimento da educação.

Abaixo estamos disponibilizando links diretos para acesso as principais obras.



BAIXE GRATIS CLICANDO NO NOME DOS AUTORES:

Émile Durkheim
Henry Wallon
Jean Piaget
Johann Herbart
John Dewey
Paulo Freire
Vigotsky


Obs: para visualizar as obras você precisa ter instalado no seu computador o Adobe Acrobat Reader.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Parametros Curriculares Nacionais

PROFESSOR, VOCÊ QUE AINDA NÃO POSSUI OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, ESTAMOS DISPONIBILIZANDO AQUI NO BLOG ACESSO A TODOS OS VOLUMES.  

A versão eletrônica destes materiais está disponível para download em formato de arquivo PDF. Para visualizar um arquivo no formato PDF é necessário a utilização do software leitor de arquivos formato PDF, Adobe Acrobat Reader.




PCN de 1º a 4º série (2º ao 5º ano)



PCN de 5º a 8º série (6º ao 9º ano)






segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SITES DIVERTIDOS


Ser criança


Ser criança é sempre ver o lado positivo da vida.

É ter a imaginação fértil, é gostar de ver televisão, é correr, é brincar.
Ser criança é não se preocupar com o dia seguinte, é não ter contas para pagar.
Ser criança é criar um mundo só seu, sem defeitos, com muita guloseima e muitos bichinhos de estimação.
Ser criança é chegar do colégio e jogar as meias e a mochila em qualquer lugar e não se importar muito com a bronca dos pais. Ser criança é comer pipoca, é levantar tarde, é lambuzar a cara comendo chocolate, é tirar meleca do nariz sem se importar com ninguém, é falar errado, é rir, rir alto, é cantar, é ver o céu sempre azul, é estar sempre com as roupas sujas, é querer comer sempre no McDonald´s, é viver cada minutinho de sua vida aproveitando o que ela tem de melhor. Ser criança é ter medo do bicho-papão, é correr e se esconder atrás das portas, é esperar pelo presente do Papai Noel ... ser criança, é uma brincadeira sem fim.
Ser criança, é depois de um dia atarefado, deitar no colinho dos pais e adormecer, feito um anjinho, tendo a certeza de que eles sempre estarão ali do seu lado, para protegê-la e amá-la e ainda acreditar que o outro dia será sempre melhor que o anterior.




____________________________________________________________________

Discovery Kids
Site educativo para toda a família.




site do Discovery Kids oferece às crianças em idade pré-escolar as ferramentas essenciais para descobrir e explorar o mundo à sua volta.
Por meio de jogos, vídeos, experimentos e atividades, o site ensina os princípios básicos para seu desenvolvimento, de forma divertida e atraente.
Na seção de Pais do Discovery Kids, você encontrará informações sobre o que seus filhos estão aprendendo enquanto brincam.

Para acessar o site clique no título acima!


___________________________________________________________________


Escola Games
Site educativo cheio de jogos e brincadeiras para crianças a partir de 5 anos.

 ESCOLA GAMES é um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir de 5 anos e todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando.
Na versão atual do site há 55 jogos cujos temas se relacionam à língua portuguesa, à matemática, à geografia, à história, à ciências, ao inglês e ao meio ambiente.
Isso é apenas o começo! Nossa equipe trabalha para trazer atualizações mensais, ampliando e melhorando a qualidade desses jogos educativos. 

Para acessar o site clique no título acima!


____________________________________________________________________



Top Games Kids
Site com muitos de filmes, imagens, jogos e atividades infantis.


Os melhores trailers infantis e as animações mais iradas você assite aqui em nossosite. Confira os melhores videos infantis aqui no topgameskids.

Para acessar o site clique no título acima!


___________________________________________________________________



Sites Educativos 



O nosso site tem como propósito ser uma referência de segurança para pais, educadores e crianças de   4 a 8 anos, tendo como objetivo, indicar os melhores jogos de sites educativos para que as crianças aprendam da maneira que mais gostam, ou seja, "Brincando”.



___________________________________________________________________




Atividades Educativas


Site com diversas atividades que estimulam o raciocínio lógico e cognitivo.


Site para todas as idades com muitos jogos, atividades, textos para leitura e diversos materiais educativos para serem utilizados por pais alunos e professores.






___________________________________________________________________


PAPACAIO



        Site infantil com conteúdo totalmente gratuito, para crianças de todas as idades. Desenhos, cliparts, cartoons, quebra-cabeças, downloads, jogos, e muito mais. 
      Neste site é possível encontrar muitos materiais que podem ser utilizadas por pais e professores para educação de seus filhos e alunos.
Para ter acesso ao conteúdo do site é só clicar em 1PAPCAIO.






___________________________________________________________________________________




           Site de games criado pela revista SUPERINTERESSANTE da editora Abril.
      A SUPER convida você a entrar no mundo dos newgames, Aqui as notícias, as atualidades e as boas histórias se transformam em jogos e ganham contornos divertidos. Escolha seu personagem e prepare-se para a aventura.




___________________________________________________________________



TV ESCOLA AO VIVO!

Apresentação


 TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. Sua programação exibe, nas 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros e produções próprias. 


Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino. 



Há inúmeras possibilidades de uso da TV Escola: desenvolvimento profissional de gestores e docentes (inclusive preparação para vestibular, cursos de progressão funcional e concurso público); dinamização das atividades de sala de aula; preparação de atividades extraclasse, recuperação e aceleração de estudos; utilização de vídeos para trabalhos de avaliação do aluno e de grupos de alunos; revitalização da biblioteca e aproximação escola-comunidade.
Alguns dos programas exibidos pela TV Escola estão disponíveis para download gratuito no Portal Domínio Público.

Programação



A programação da TV Escola inclui faixas para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, além dos programas Caminhos da Escola e Salto para o Futuro, de interprogramas, programas especiais, semanas temáticas e vinhetas.




O Fundamental tem uma hora diária dentro da programação, com uma reprise, e exibe séries e documentários voltados tanto para professores quanto para alunos. A partir de 2010, o programa conta com apresentação em estúdio onde dois apresentadores se revezam e um professor comenta e apresenta uma proposta de aula, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Cada dia da semana trata de uma área específica, sendo uma delas a área Escola/Educação que analisa assuntos diretamente relacionados à gestão e à prática pedagógica. Os programas têm cerca de 50 minutos no total, com produção em estúdio e comentários com cerca de 10 minutos. Além do programa, há também material de apoio para o professor: uma ficha com a proposta detalhada de cada programa, que está disponível no site da TV Escola e no Portal do Professor.  



Zero a Seis, destinado ao público e aos professores da Educação Infantil segue o mesmo padrão de programação – uma hora diária, que é reprisada uma vez por dia – e exibe animações que buscam contribuir para o desenvolvimento de habilidades e valores morais de crianças de zero a seis anos. Cada programa tem cerca de 50 minutos com produção em estúdio e cerca de 10 minutos complementares aos documentários e animações exibidos.

O programa está sendo reformulado e apresentará nova identidade visual e título. Sua estreia está prevista para outubro de 2010. 

Os programas dirigidos ao Ensino Médio são exibidos e reprisados diariamente. A faixa é dividida entre os programas Sala do Professor e Acervo, que têm como objetivo mostrar aos professores diversas maneiras de aproveitar os vídeos veiculados pela TV Escola. Para tanto, cada programa da série Sala do Professor tem a duração de até 28 minutos complementares aos documentários. Em estúdio, um professor apresentador recebe três especialistas de diferentes áreas do conhecimento e disciplinas. A partir de um vídeo selecionado, os especialistas sugerem atividades e mostram, na prática, como essas atividades propostas podem ser realizadas pelos professores em suas escolas. 

Na série Acervo, também em estúdio, o professor apresentador recebe um professor convidado que comenta e apresenta uma proposta de atividade sobre um vídeo selecionado. Os vídeos são mais longos, com cerca de 50 minutos, ao passo que a parte comentada é menor. Uma ficha com a proposta de atividade detalhada de cada programa é gerada como material de apoio para o professor. Este conteúdo está disponível no site da TV Escola e no Portal do Professor.


ASSISTA ABAIXO A TV ESCOLA (AO VIVO) 



PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO

PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO

Piso do magistério será reajustado em 15,85% e subirá para R$ 1.187

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 - 18:53
O piso salarial do magistério deve ser reajustado em 15,85%. A correção reflete a variação ocorrida no valor mínimo nacional por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2010, em relação ao valor de 2009. E eleva a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187,00.
De acordo com o MEC, a nova remuneração está assegurada pela Constituição Federal e deve ser acatada em todo o território nacional pelas redes educacionais públicas, municipais, estaduais e particulares.

Com relação à reivindicação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de aplicação do reajuste em abril, o MEC observa que o aumento é determinado de acordo com a definição do custo por aluno estabelecido pela Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007 [Lei do Fundeb], no início de cada ano.

O MEC aprova resolução da Comissão Intergovernamental para Financiamento da Educação de Qualidade, que atenua os critérios para permitir a prefeituras e a governos estaduais complementar o orçamento com verbas federais e cumprir a determinação do piso do magistério. A comissão é integrada também pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Critérios — Os novos critérios exigidos de estados e municípios para pedido de recursos federais destinados ao cumprimento do piso salarial do magistério abrangem:

  • Aplicar 25% das receitas na manutenção e no desenvolvimento do ensino
  • Preencher o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope)
  • Cumprir o regime de gestão plena dos recursos vinculados para manutenção e desenvolvimento do ensino
  • Dispor de plano de carreira para o magistério, com lei específica
  • Demonstrar cabalmente o impacto da lei do piso nos recursos do estado ou município
Com base nessas comprovações, o MEC, que reserva aproximadamente R$ 1 bilhão do orçamento para apoiar governos e prefeituras, avaliará o esforço dessas administrações na tentativa de pagar o piso salarial dos professores.

Assessoria de Comunicação Social

domingo, 13 de novembro de 2011

VIDEOS EM HOMENAGEM AO PROFESSOR

UM BOM PROFESSOR, UM BOM COMEÇO
 
 





O PROFESSOR





Letra de: Tânia Maya

Quem com pó de giz
Um lápis e apagador
Deu o verbo a Vinícius
Machado de Assis, Drummond?


Quem ensinou piano ao Tom?
Quem pôs um lápis de cor
Nos dedos de Portinari,
Picasso e Van Gogh?
Quem foi que deu asas a
Santos Dumont?


Crianças têm tantos dons
Só que, às vezes, não sabem
Quantos só se descobrem
Porque o mestre enxergou
e incentivou...

É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim
Um país pra ensinar seus jovens eh
É, só se faz...
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim...


Quem com pó de giz...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

LIVROS

Queridos internautas, nesta página estaremos disponibilizando links de livros completos que poderão ser baixados diretamente da internet, para isto basta clicar sobre o link BAIXE AQUI e você será direcionado diretamente para a página de download. Se você ainda não sabe como fazer o download, observe a imagem abaixo e siga os passos indicados neste pequeno tutorial.

1º PASSO: clique sobre o link: BAIXE AQUI do livro que você quer baixar, então você será direcionado a página de  publicidade do adf.ly,(como no exemplo abaixo) espere 5 segundos e clique no link da aba superior direita de sua tela como indicado na imagem abaixo:
 
 
2º PASSO: ao clicar no link para ¨FECHAR PROPAGANDA¨ você será direcionado a página do site de hospedagem, siga as instruções da imagem abaixo para continuar.
 


2º PASSO: após clicar no link indicado na imagem acima você será direcionado para uma nova página, nela iniciará uma contagem regressiva para ativação do link de download. Espere a contagem terminar e o link ser ativado, após isso clique nele, como indicado na figura abaixo: 




3º PASSO: no terceiro e ultimo passo o link de download já foi ativado, agora é só clicar cobre ele, esperar abrir uma tela que perguntará onde você quer salvar o download do livro, você deve escolher um local onde você possa localizá-lo com facilidade eu sugiro que seja na área de trabalho (desktop), após escolher, clique sobre o botão salvar, então o download será iniciado. Espere o término e abra o download. Veja como clicar no link de download na imagem abaixo.






***********************************************************************************



LIVROS



O MUNDO DE SOFIA






PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - PAULO FREIRE







DIDÁTICA MAGNA - COMENIUS




Obs: a maioria dos arquivos disponibilizados para download nesta página estão em formato pdf, portanto se você não tem o leitor de aquivos pdf, baixe-o neste link.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

LEI Nº 13.230 - CONTRA A VIOLENCIA DOMÉSTICA

A violência domestica contra a criança e adolescente tem sido um problema cada vez mais frequente nas famílias, para combater esse problema o Governo do Estado do Ceará através da lei nº 13.230 de 27/06/2002, autoriza a criação de comissões de atendimento, notificação e prevenção contra este tipo de violência. Estas comissões estão sendo criadas em todas as escolas, públicas e privadas do estado.

Abaixo transcrevemos a lei para que seja melhor compreendida:
________________________________________________________________________

LEI N° 13.230, DE 27.06.2002 (D.O.E. 04.07.02)
Dispõe sobre a criação de comissões de atendimento, notificação e prevenção à violência doméstica contra criança e adolescente nas escolas de rede pública e privada do Estado do Ceará e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º. Fica autorizado a criação nas escolas da rede pública e privada do Estado, de comissões de atendimento, notificação e prevenção à violência doméstica contra criança e adolescente.
Art. 2º. Compete à Comissão de Atendimento, Notificação e Prevenção à Violência Doméstica Contra Criança e Adolescentes:
I – identificar, atender, notificar, acompanhar e tomar as medidas cabíveis do ponto de vista educacional e psicossocial, bem como realizar o devido encaminhamento às instituições/autoridades competentes quando necessário, dos casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes;
II – implantar rotinas de atendimentos nas escolas para os casos de violência doméstica em crianças e adolescentes;
III – notificar às autoridades competentes os casos de violência doméstica, fornecendo dados necessários e sugerindo soluções, caso julgue necessário, para que tais autoridades adotem as providências legais cabíveis;
IV – prestar orientação e assistência psicológica, ou encaminhar para os centros de atenção psicológica, as crianças e adolescentes vítimas, bem como os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente, que sejam agressores;
V – avaliar a relação familiar da criança ou adolescente vitimada, visando identificar os riscos vivenciados por esta criança ou adolescente, no sentido de evitar a reincidência;
VI – desenvolver um trabalho sistemático envolvendo a comunidade escolar, no sentido de prevenir a prática de violência doméstica contra crianças e adolescentes;
VII – nos casos em que a vítima estiver correndo risco fatal, a comissão deve se empenhar para que a criança ou adolescente seja encaminhado a um abrigo provisório, onde deverá ser acompanhado por instituições públicas competentes até que se decida a posição das referidas autoridades.
Art. 3º. A Rotina de Atendimento na Escola constará de:
I – identificação de sinais que possam indicar a presença de violência doméstica física, negligência psicológica e sexual;
II – notificação obrigatória de todos os casos à Delegacia da Criança, Conselho Tutelar ou Ministério Público Estadual, de acordo com os artigos 13 e 245 de Lei Federal 8.069/90;
III – encaminhamento para o serviço de saúde dos casos que exijam um atendimento especializado;
IV – a comissão manterá nos casos confirmados ou suspeitas de violência doméstica, o acompanhamento psicossocial, de forma sistemática, da criança ou adolescente, bem como de seus pais ou responsáveis.
§ 1º. Constitui-se violência física o emprego de força física no processo disciplinador de uma criança ou adolescente por parte de seus pais ou responsáveis. Os indicadores físicos caracterizam-se pela presença de lesões físicas como queimaduras, feridas, fraturas, que não correspondem à causa alegada.
§ 2º. Constitui-se negligência a omissão em prover as necessidades físicas e emocionais de uma criança ou adolescente. Os indicadores da negligência caracterizam-se pelo padrão de crescimento deficiente, ausência de higiene, fadiga, ausência de supervisão, educação e alimentação. Quando tal falha não é resultado das condições de vida dos pais ou responsáveis.
§ 3º. Constitui-se violência psicológica, designada também como tortura psicológica, o fato do adulto freqüentemente constranger a criança desrespeitando-a, causando-lhe sofrimento mental. As ameaças de abandono também podem tornar uma criança medrosa e ansiosa. Os indicadores da violência psicológica caracterizam-se por problemas de saúde.
§ 4º. Constitui-se violência sexual todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual, entre um ou mais adultos e uma criança ou adolescente, tendo por finalidade estimular
Fone: (85) 4012-0800 Fax: (85) 4012-0803
Home Page: www.sinepe-ce.org.br E-mail: sinepe-ce@sinepe-ce.org.br sexualmente esta criança ou adolescente ou utilizá-los para obter uma estimulação sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa. Os indicadores de violência sexual caracterizam-se pela dificuldade em caminhar, apresentando nas áreas genitais ou anais: dor ou inchaço; lesão ou sangramento; infecções urinárias, secreções vaginais ou penianas, enfermidades psicossomáticas.
Art. 4º. A Comissão de Atendimento e Prevenção à Violência Doméstica Contra Criança e
Adolescente deverá ser composta, pelo menos, dos seguintes membros:
I – 01(um) professor – membro do Conselho Escolar;
II – 01(um) pai ou mãe – membro do Conselho Escolar;
III – 01(um) representante da escola;
IV – 01(um) articulador comunitário de Escola;
V – 01(um) membro do grêmio estudantil ou representante estudantil.
Art. 5º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 27 de junho de 2002.
BENEDITO CLAYTON VERAS ALCÂNTARA

Governador do Estado do Ceará

domingo, 9 de outubro de 2011

PEDAGOGIA DA AUTOMIA - PAULO FREIRE

O QUE É?
COMO SE APLICA?

VEJA NO VIDEO ABAIXO!


O QUE É EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO FORMAL?



GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2006, vol.14, n.50, pp. 27-38. ISSN 0104-4036.

Por: Prof. Jonas Landim

De acordo com o autor a Educação formal é aquela que acontece na escola mediante a participação do professor e que tem os objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizado, regimentados por leis.

A educação informal ocorre na família, na igreja, com amigos, no bairro, ou seja, através da interação com grupos sociais, os quais são carregados de valores e culturas herdadas historicamente e que através dessas interações são repassados de um para outro. Tem o objetivo se socializar, desenvolvendo neles, hábito, desenvolver modos de pensar e agir frente aos obstáculos enfrentados na vida.

A educação não formal é aquela que ocorre no mundo, através da interação com o cotidiano, nos momentos em que interagimos com as pessoas e o mundo que nos cercam, neste modelo o aprendizado se dá através de ações coletivas cotidianos, pois tem como objetivo preparar o ser humano para a civilidade.

Em cada um destes processos existe um agente do processo de construção do saber que também chamamos de educador e também um local onde ocorre processo de ensino/aprendizagem. Na educação formal este agente é o professor e o processo ocorre no ambiente escolar. Na educação informal, o agente são os pais, os vizinhos, os amigos, a família em geral, os vizinhos, os amigos, etc. O local são os ambientes demarcados por referencias de nacionalidade, localidade, sexo, cor, etnia, credo religioso, etc, uma vez que ocorre segundo gostos e preferências ou heranças culturais de cada um. Na educação informal o agente é o outro, aquele com quem se interage, e ocorre na rua ou nos ambientes onde ocorrem interações que acompanham a trajetória de vida de cada um, apesar de não possuir uma sistematização a educação não formal ocorre de forma intencional, pois há no sujeito o interesse em aprender, em trocar conhecimento mesmo que de uma forma despadronizada.

Devido a pouca compreensão acerca do significado da educação não formal ocorre entre os professores a falta de alguns conhecimentos para que ela seja considerada e trabalhada na escola, como por exemplo: definição mais clara das funções e definições do que seja de fato educação não formal.

A educação deve ser promotora de mecanismos de inclusão social, esta inclusão deve ser pensada como mecanismo que promove o acesso ao direito de cidadania, como; o respeito ao próximo, civilidade e tolerância.

De acordo com o texto essa cidadania deve ser refletida pode ser estruturas colegiadas e nos movimentos sociais existentes na escola, como; os conselhos de pais, de forma que se possa construir e desenvolver, coletivamente valores comuns a todos os grupos, tendo como base o principio de igualdade e universalidade, para que todos tenham vez e voz. Dessa forma a sociedade civil poderá estar presente de forma ativa nas principais decisões da escola, dessa forma a gestão poderá ser de fato considerada democrática.

Os movimentos sociais são os sujeitos da sociedade civil organizada, quando esses movimentos são desenvolvidos pela escola, percebemos que através dessa vinculação entre a educação não formal e formal, torna-se mais fácil a resolução de problemas comuns observados nas escolas, pois possibilita a luta da sociedade civil organizada pelos direitos inerentes a todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem.

Apesar de tudo o que foi exposto acima é comum encontramos nas escolas, estruturas colegiadas como; o conselho escolar, em que seus objetivos principais não são atingidos, pois em nada contribuem para a descentralização do poder como a democratização da tomada de decisões pelo núcleo gestor, pois os participantes advindos da comunidade e até mesmo da própria escola, como é o caso dos funcionários, estão presentes porque são chamados a fazer parte, porém não participam de forma direta das decisões que são colocadas na pauta das reuniões, pois muitas vezes não tem tempo e não estão preparados para tal, estando presentes na maioria das vezes simplesmente para dar quorum as reuniões e assim ajudar nas tomadas das decisões, deixando que as decisões sejam manipuladas pelos seus dirigentes. Precisamos mudar esse quadro, trabalhando a pratica da cidadania, através do conhecimento de seus direitos e deveres. Os coordenadores pedagógicos, enquanto membros do núcleo gestor, precisam juntamente com o diretor, criar oportunidades para que tanto os pais como pessoas da comunidade possam participar de ações desenvolvidas na escola e que assim as informações e saberes possam ser repassadas em forma de troca, em que um aprende com o outro, para que os valores de respeito ao próximo, civilidade e tolerância seja de fato desenvolvidos no ambiente escolar.


POSTAGENS RECENTES