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domingo, 9 de outubro de 2011

UMA REFLEXÃO A CERCA DOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA


SALA AMBIENTE PRÁTICAS E ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA





Dr. José Mário Aleluia Oliveira - UFS    
Por:  Jonas Klebio Landim Santana

De acordo com o texto Sala Ambiente Práticas e Espaços de Comunicação na Escola do Dr. José Mário Aleluia Oliveira da UFS a escola é uma comunidade educativa, um ambiente social e multicultural, ou seja, é um ambiente onde pessoas com diferentes culturas e pensamentos, interagem constantemente e criam laços de solidariedade e identidade. Neste espaço a comunicação ocorre em todos os momentos e de diferentes formas, porém, tanto os meios de comunicação, quanto as praticas comunicacionais, devem ser pensadas e trabalhadas de forma coletiva, para que todos os envolvidos tenham a oportunidade de fazer parte do processo. Contudo é preciso que se compreenda de fato que os meios de comunicação existentes na escola são muitos, e nos proporcionam diversas maneiras de desenvolver um ambiente onde o diálogo e a conseqüente troca de informações seja a peça chave, tendo-se como objetivo principal a socialização das  informações que circulam dentro e fora da escola.

            Muitos são os materiais que podemos encontrar na escola e que podemos utilizar no processo de comunicação, tanto novas tecnologias como no caso do computador quanto antigas como o quadro de recados. O importante é sabermos que as formas de se comunicar assim como as possibilidades são inúmeras, porém deve-se tomar cuidado em trabalhar essas informações de modo que se possa conduzi-las aos seus receptores de maneira que se possa compreendê-las, uma mensagem destinada aos alunos possui; linguagem, formato, vocabulário e expressões diferentes de uma mensagem destinada aos pais ou professores. Segundo Oliveira (p.3) ¨(...) nunca é demais lembrar que para grupos culturais diferentes são também necessários formatos diferenciados de mensagens ¨. Dessa forma ainda na página 3, o autor lembra que:



 ¨ É importante que os profissionais envolvidos com a escola estejam atentos aos processos de comunicação que ocorrem nas unidades de ensino, preocupando-se não apenas com os meios, mas com a comunicação de forma mais ampla, o que implica pensar os processos de comunicação dentro e fora das salas de aula¨.




Dessa forma, percebe-se que mais importante que os meios de comunicação com suas tecnologias e linguagens, são as formas e qualidade do processo de comunicação, e sua contribuição para a formação de um ambiente democrático onde todos possam participar do processo educativo, por isso devemos prestar atenção na forma como a comunicação é conduzida entre os diversos sujeitos do processo educativo.

            No caso das escolas de educação infantil podemos observar que através da figura do coordenador pedagógico e diretor da escola a circulação e socialização de informações podem ser viabilizadas através de sua importante contribuição, pois ele juntamente com o diretor pode facilitar o acesso aos equipamentos e espaços disponíveis na escola, além de propor idéias que facilitem a troca de informações. O planejamento e execução dos projetos educacionais previstos no PPP, também constituem uma, entre muitas estratégias de socialização de informações. Esses projetos podem ser colocados em prática após um planejamento coletivo onde a participação da comunidade é essencial, pois possibilita uma maior abrangência de seus objetivos, além de proporcionar a troca de idéias e conhecimentos de uma forma mais ampla. A criação de espaços que proporcionem praticas comunicacionais, como a rádio ou página da escola na internet, constituem espaços de comunicação que utilizam a tecnologia que na maioria das vezes estão disponíveis no espaço escolar e que podem com a ajuda de pais, membros da comunidade, professores e funcionários ser desenvolvidos na escola de educação infantil, com o objetivo de proporcionar a circulação de informações da escola, é importante também atentarmos para o fato de que esses espaços devem ser acessíveis aos portadores de necessidades especiais, de forma que se possa permitir que eles participem e façam parte deste processo.

            Nós, enquanto coordenadores pedagógicos, precisamos compreender que cada espaço da escola é um ambiente de aprendizado, onde informações estão circulando constantemente, contudo é nossa obrigação, planejar coletivamente esses ambientes de forma que se possa otimizar os meios e formas de comunicação, pois como sabemos, as formas de se comunicar são diversas e envolve todos. No contexto da escola de educação infantil podemos utilizar além dos já citados acima, outras estratégias, como; um quadro de recados, um varal de atividades, associações de pais e mestres, conselho da escola, os recados, sala de multimeios, faixas, murais, entre outros meios que podem ser pensados, planejados e executados por todos os evolvidos no processo educativo, porém, como cita o autor, é preciso lembrar que o importante não são os meios pelos quais as informações circulam, mas a adequação dessas informações ao contexto e ao grupo ao qual elas são dirigidas, portanto devemos sempre estar atentos a linguagem utilizada nas mensagens e a motivação, além de outros processos.

            Concluímos que no contexto das praticas comunicacionais nos espaços escolares as diversas estratégias que podem ser desenvolvidos para que ocorra de fato a comunicação, contribuem significativamente para o aprendizado de todos os envolvidos, pois proporcionam a circulação e socialização de informações, que favorecem o conhecimento e constituição do principio democrático. Dessa forma é preciso que o profissional da coordenação pedagógica esteja sempre atento ao fato de que através da participação de todos os envolvidos no processo educativo e do pensar coletivo nos ambientes escolares como passiveis meios de se promover a comunicação, é possível criar estratégias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem tanto dos envolvidos diretamente no processo, como os professores e alunos, quanto dos envolvidos indiretamente, como os pais e membros da comunidade.

Nossa escola constitui-se numa Instituição de educação infantil que atende em período integral de 7 hs ás 17 hs, possui convenio com a secretaria de educação do município, pois é uma escola filantrópica. Temos a sorte de possuir os principais meios de comunicação citados no texto de Oliveira, por isso muitas estratégias estão sendo desenvolvidas para proporcionar meios de interação e comunicação, ou seja, tivemos a oportunidade de discutir em reunião com pais e professores, e também durante a reformulação do PPP, projetos que proporcionam a comunicação recíproca entre pais, professores, membros da comunidade e funcionários da escola, como é o caso do projeto: ¨Família na escola, escola na família¨ que tem o objetivo de proporcionar uma formação aos pais, de forma que se possa inseri-los nos processo de educação de seus filhos, através da compreensão de como podem contribuir para o desenvolvimento deste processo, para isso  pretende-se desenvolver reuniões bimestrais, onde através de palestras de diferentes temas poderemos formá-los neste sentido. Este projeto está sendo construído e está previsto para ser iniciado em 2012.

Nossa escola possui ainda, muitos espaços que podem ser planejados para ampliar as possibilidades de aprendizado, entre estes espaços estão o ambulatório onde estamos tentando implantar um sistema de acesso ambulatorial a comunidade local e aos alunos, através da parceria com instituições que disponibilizem profissionais da saúde para o atendimento a comunidade, a biblioteca que dispõe de computador com acesso a internet, que está em processo de finalização e que será aberta tanto a comunidade local quanto aos professores e alunos da escola, a quadra poliesportiva e piscina, onde estão sendo utilizadas pelos alunos, para a prática de esportes, dirigidas por um professor da área e a sala de vídeos que é utilizada pelos alunos, professores e funcionários da escola para atividades que envolvem vídeos e para reuniões e planejamentos. Entendemos que apesar de todos os espaços disponíveis para tais finalidades é importante termos consciência de que como citado no texto, a qualidade e eficiência desse processo está na forma como eles são conduzidos, devendo acima de tudo ser pensado e planejado coletivamente e de forma que se possa proporcionar a participação de todos. 


OLIVEIRA. J. M. A. Sala ambiente e práticas e espaços de comunicação na escola.

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